1 Ano De Chiaroscuro - Por Marcelo Jr


 EDITADO POR MARKOLINO

Parabéns Chiaroscuro, uma criança de conteúdo grande... E coloca grande nisso.
Críticas construtivas e não construtivas, é preciso ter uma perspectiva de música muito boa para avaliar o Chiaroscuro, todo trabalhado nos detalhes e nas letras intensas, intensidade que varia entre uma “história de amor” dramática em Me Adora e uma mesa de bar acompanhada de ressaca em Trapézio.
Cada fã, cada pessoa tem uma visão diferente deste disco, uma visão clara ou uma visão escura?
Isso é pessoal...
O que não ficou muito claro foi o nome do disco a partir do dia 1° de Julho de 2009 , quando Pitty pede a participação dos fãs para descobrir o nome do álbum, nos deixando entre: “Siga o Coelho Branco”, “Chiaroscuro” e “Entre o Preto e o Branco”.
Quando o nome do disco foi esclarecido muitos fãs respiraram aliviados, porque “Chiaroscuro” era a escolha em massa, gostaram mais ainda de saber o significado do nome, e de onde ele surgiu.
E Pitty explicou o disco Chiaroscuro da seguinte maneira:

“Durante o processo de gravação do disco, esse nome surgiu como uma síntese e um conceito para tudo o que estava sendo feito ali. Nas canções; que ora são mais sutis e sensoriais, ora são mais soturnas e densas. Nas imagens, registradas em preto, branco e todos os seus 256 tons de cinza. No quadro pintado durante a gravação por Catarina Gushiken, e do qual foi extraído a arte da capa do disco. A intenção não era se utilizar da técnica aprimorada por Da Vinci, e sim usá-la como exemplo para trazer à tona a sensação de contraste e dualidade.”

Muito bem obrigado, todos estavam felizes com a capa e o nome do disco que foram divulgados no dia 10 de Julho de 2009.

13 de Julho... Todos os fãs só tinham cabeça para uma coisa: Acesso MTV.
Era nesse bendito programa que saberíamos finalmente a letra completa de “Me Adora”, porque até então só sabíamos cantar “Que você me adora, que me acha foda”, única parte da música disponibilizada.


Agradou a muitos, a muitos mesmo... Menos aos de audição muito exigente que não agüentam ouvir um simples palavrão “diário” o “foda” e críticas surgiram em cima disso. Críticas sem fundamento.

Após o lançamento da música “Me Adora” no Acesso MTV teve-se uma grande repercussão e ela já começou a invadir as rádios do país inteiro, mas ainda não, definitivamente não era o suficiente, esperávamos mais que a música “Me Adora” esperávamos o clipe de “Me Adora”... E ele veio no dia 20 de Julho de 2010 e explodiu, brilhou, superou!...Atingiu 1 milhão de visualizações no YouTube em poucos dias e “bombou” em todo e qualquer programa musical de TV.


O coração já tinha recebido o impacto feroz de “Me Adora” e só bastava esperar de braços abertos a chegada do “Chiaroscuro”.
Sortudo foram aqueles 30 que fizeram por onde e puderam ouvi-lo 1 semana antes...
Na virada do dia 10 para o dia 11 de Agosto de 2009, ocorrera um “pocket show” que fez a Livraria Saraiva cambalear, cambaleou, mas não caiu, pois todos saíram de lá com seus Chiaroscuros autografados em mãos.
Quem não pode ir aguardava noticias do pocket, mas aguardavam também o amanhecer, aguardavam o horário comercial para que pudessem correr para as lojas e ter seu Chiaroscuro em mãos... E quem comprou pela internet aguardava a buzina do carteiro, porque aquela buzina significava que 11 faixas inéditas entrariam pela sua porta e contagiaria o ambiente inteiro.
Discussões sobre o disco eram inevitáveis, não agradou a todos, mas agradar a todos é também sinônimo de fracasso... Euforia tremenda!

Não demoraria muito para Pitty colocar suas “musiquinhas” inéditas na mala e sair em turnê pelo o Brasil todo. E não demorou (só dois meses). Dia 15 de Outubro foi um dos primeiros dias triunfantes para Pitty, onde ouvira todo mundo cantando música após música num tom preto e branco... Quem não pode ir lamentou, mas não queria perder detalhe algum da nova turnê que começava ali, por isso houve uma “rave” de ligações durante e após o show, estavam todos ansiosos para saber o novo “set-list”.
Mas não foi só nesse dia que houve o “fervo” não, o “fervo” foi ainda maior debaixo da lona do Circo Voador dia 17 de Outubro, um dos vários shows marcantes!

Saiu de turnê Brasil a fora (já tinha passado antes até pela Argentina), site novo, produtos novos, Boteco de cara nova, tudo novo!
Mais a única coisa totalmente inédita era “Chiaroscuro – O Jogo”, foi o primeiro jogo de celular no Brasil inspirado em um disco, ele é “baseado” em 3 faixas : “Desconstruindo Amélia” , “Medo” e “Rato na Roda” e claro tem como personagem Pitty.

Começaram a surgir rumores de que vinha um vinil Chiaroscuro por ai, e logo Pitty confirmou que realmente viria, veio que veio e estreou em grande estilo no dia 5 de Março novamente debaixo da lona do Circo Voador, rolou um set-list de 21 músicas incluindo Sob O Sol...

Apesar de todas as novidades, a única coisa que não era mais novidade era o primeiro single do Chiaroscuro. “Me Adora” permaneceu no topo das rádios por vários e vários meses, até que veio “Fracasso” para deixar “Me Adora” descansar. “Fracasso” que está caminhando para o topo, assim como o clipe que já consegue ficar no ranking e não pretende sair de lá tão cedo.


Obrigado, Pitty, Martin, Joe e Duda por apresentar-nos ao Chiaroscuro! Comemoraremos muito mais alguns anos de Chiaroscuro e esperamos comemorar também aniversários de outros discos... É muito cedo para pensar nisso, vamos curtir nosso momento preto e branco.

2 comentários:

Renata Arruda 10 de agosto de 2010 às 20:25  
Este comentário foi removido pelo autor.
-A 11 de agosto de 2010 às 09:50  

Muito bom o post!! Parabéns Chiaroscuro \o/

Postar um comentário